top of page
Buscar

Verdadeiro Arrependimento

  • Foto do escritor: Thalita Araújo
    Thalita Araújo
  • 25 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Texto retirado da apostila de Teologia Bíblica do Instituto Mundo Bíblico

Você sabe o que é o verdadeiro arrependimento?


Arrependimento significa “Metanoia”, recorrendo ao idioma original bíblico, neste caso o grego, é possível chegar ao nível profundo da mensagem do arrependimento.

  • Meta: transformação, mudança.

  • Noia: mentalidade, pensamento, entendimento.



Portanto, pensar que arrependimento é sinônimo de remorso reduz drasticamente o sentido. Como se vê, os pensamentos são maiores que os sentimentos, assim como a transformação vem pela renovação da mente (Romanos 12:2). De fato, é da mudança dos pensamentos que virão novos sentimentos e novas atitudes. Mudar o pensamento é atacar o pecado pela raiz. A transformação radical da mente é o caminho para a transformação da vida. Lembre-se que a caminhada cristã sempre implica mudança de vida. Metanoia é uma marca da conversão:


“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.’’ Devemos transformar nosso entendimento.” (Romanos 12:2)


“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos…’’ (Efésios 2: 22)


Note que o comportamento cristão, conduzido pelos princípios de Deus, é o maior efeito social da conversão. Uma pessoa que se converte e continua vivendo a conversão, ou seja, uma vida de fé em Cristo e de arrependimento, passa inevitavelmente a caminhar na medida da perfeição de Cristo, em outras palavras, começa a demonstrar, a partir de suas (re)ações, decisões e padrão de comportamento, o Espírito Santo que habita em si, refletindo o caráter de Cristo.


Por fim, é preciso ressaltar o lugar do homem e o lugar de Deus na conversão, devemos ter cuidado para não gerar confusões. Não é o arrependimento do pecado que gera salvação e fé em Cristo, mas é a fé que gera o arrependimento. O homem não é capaz de produzir arrependimento (Metanoia) por conta própria, ele depende da fé que é dada somente por Deus.


Enfatizamos que o arrependimento, para ser genuíno, deve ser contínuo, pois o homem sempre possui dois caminhos à frente: seguir a Cristo ou não seguir.

Se optar por não seguir, ele volta ao seu caminho prévio, onde não havia espaço para arrependimento. A fim de continuar andando no caminho de Cristo, deve continuamente se arrepender porque conversão não é um ato, mas sim, um processo diário.


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de

Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)


-Texto retirado da apostila de Teologia Bíblica do Instituto Mundo Bíblico



 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page