O amor de Cristo nos constrange
- Thalita Araújo
- 25 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
2 Coríntios 5:14,15
Existe um versículo na palavra de Deus que diz, que o amor de Deus nos constrange, aos olhos de muitos pode ser contraditório como o amor de Deus poderia nos constranger, pois constranger significa causar embaraço, vergonha ou importunar.
O Apóstolo Paulo ao dizer isso aos Coríntios sabia exatamente do que estava falando, pois ele conhecia a Deus, seus Atributos, sua Natureza, sua Santidade.
O apóstolo entendia a situação que nós nos encontrávamos, seres que não enxergavam o quanto estavam longe da santidade de Deus, envolto dos mais profundos e obscuros desejos do nosso enganoso e egocêntrico coração, com pés ligeiros em correr para o mal.
Ele, assim como nós, olhamos para Cristo e o vemos de braços abertos a nos acolher mesmo submerso no lamaçal da multidões de nossos pecados, então entendemos porque o apóstolo Paulo diz que AMOR DE DEUS NOS CONSTRANGE.
Ao vermos a beleza que existe na Santidade de Deus ficamos constrangidos com nossa situação, ficamos envergonhados com toda sujeira que existe em nosso coração e naturalmente queremos fugir da presença de Deus, sempre usando a justificativa que Cristo não nos aceitaria daquele modo, e algumas vezes até usamos o argumento: “primeiro vou mudar tudo isso e então retorno para meu Pai”, achamos que por nossas próprias mãos somos capaz de nos santificar, pura ilusão. Como buscamos santidade fora da presença de quem é Santo? É como um peixe que busca respirar fora d’agua
E todas as vezes que falhamos miseravelmente em buscar santidade fora da sombra do Onipotente (Sl 91:1), Cristo tem uma resposta para nós: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” (Mt.11:28), venha até a mim, todos que com suas próprias forças não podem vencer o pecado, pois “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)
Esse sentimento que nos faz ficar envergonhados com a santidade, presença, sacrifício de Cristo, deveria nos levar para mais perto de Cristo e não ao sentimento de fugir da presença de Deus.
O amor que nos constrange nos torna melhor, mais parecidos com nosso Salvador, nos faz crescer em Santidade.
Abracemos esse amor, que por vezes pode doer, envergonhar e nos tornar vulneráveis, pois é esse amor que irá nos transformar.
Como disse C.S Lewis uma vez “O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno.”
-Thalita Araújo
Comments