top of page
Buscar

A Sofrimento manifesta a Glória do Pai

  • Foto do escritor: Thalita Araújo
    Thalita Araújo
  • 11 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mar. de 2023


A Sofrimento manifesta a Glória do Pai

Todo sofrimento que passamos possui um propósito. Como diria o a apóstolo Paulo, “Porque toda leve e momentânea dor, produz para nós um eterno peso de glória”2 Coríntios 4:1.

Se observarmos, no fim de todas as tempestades dessa vida, gera-se um testemunho onde glorificamos a Deus.


Nos últimos dias eu assistir alguns vídeos e escutei alguns Podcast, dois deles frutificaram em meu ser, ambos me apresentaram a outra faceta do sofrimento, uma faceta que apóstolo Paulo enxergou com clareza. No primeiro vídeo (uma gravação de um Podcast) o apresentador falava com seu convidado, sobre Lazaro amigo de Jesus, sobre sua ressureição, e como brincou os apresentadores, “requisito pra ser amigo de Jesus é morrer...(risos)” diálogo seguiu-se e a seguinte frase saiu dos lábios de um dos apresentadores:

“Você é mesmo meu amigo? Então deixa eu expor a minha glória através do vai acontecer...”

Era como se fosse Jesus falando á Lazaro, “você me entrega sua vida, para que eu possa manifestar ao mundo minha glória amigo?”


O segundo vídeo, foi uma pregação, a palestrante em um determinado momento usou a história de Jó para exemplificar o sermão, então ela falou sobre o sofrimento que Jó passou, e como Deus manifestou a sua glória através do diálogo com Jó nos capítulos 38 ao 42.

E outra vez me veio a pergunta do primeiro vídeo:

“Você é mesmo meu amigo? Então deixa eu expor a minha glória através do vai acontecer...”

Assim como podemos ver em diversas passagens das Sagradas Escrituras, o sofrimento manifestou a glória do Pai.

  • Ana sofreu por Samuel, passou todas as provações e não aguentando mais se derramou em súplicas a Deus no templo. E do seu sofrimento nasceu vida. Samuel gerou glória ao Pai (1 Samuel. 1 -3)


  • José foi vendido pelos seus irmãos como escravo. Na casa de Potifar, ele foi tentado, perseguido, caluniado, foi preso, viveu em cárcere por anos. Interpretou o sonho do faraó e virou grande entre os príncipes do Egito. E do seu sofrimento, José gerou glória ao Pai. (Gn.37-48)


  • Moisés posto em um cestinho, achou graça aos olhos da filha de faraó e viveu anos com uma identidade diferente longe de seu povo de origem. Ruina lhe caiu ao matar um homem, precisou se desfazer de toda sua vida de nobreza no Egito, fugiu para o deserto, teve um encontro com Deus, e foi usado para libertar o povo da escravidão do Egito. O sofrimento de Moisés gerou glória ao Pai.


Esses são alguns exemplos de velho testamento. E os do novo? Podemoos encontrar vários.


  • João Batista, degolado. Para glória de Deus. (Mateus 14:1-12, Marcos 6:14-29)

  • Estevão, o primeiro mártir, apedrejado. Para a glória de Deus (Atos 6:8-15)

  • Paulo, Pedro, Thiago, André, Felipe, Simão O’ Zelote. E todos os demais apóstolos e discípulos que por suas mortes em vida, e suas mortes; trouxeram glória ao Pai.

E todos os demais mártires que conhecemos quando estudamos a história do Cristianismo, através do sofrimento deles, trouxeram glória ao Pai. Através da vidas deles, Deus deixou um legado para as nossas vidas, de fé, luta e exemplos.


O maior e mais magnifico exemplo de sofrimento que gerou glória ao Pai encontramos em Cristo Jesus, que: “Se desfez de toda sua glória, tomou forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E sobre si tomou nossas enfermidades, e foi ferido pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades, não abriu a sua boca e como cordeiro foi levado ao matadouro. Sendo obediente até a morte, e morte de Cruz e Deus o exaltando lhe deu o nome sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para Glória de Deus Pai.”

(Filipenses 2:5-11 e Isaias 53:4-5.)

Todos esses exemplos, permitiram Deus expor sua glória através do sofrimento passado. Como disse uma voz antiga, certa vez:

“Deus, se tratas assim seus amigos mais próximos. Não me admira de que tenhas tão poucos.”

Amado Timóteo - Marcos Telles | Elucidação (II Tm 4.9-13) l Marcos citando Teresa de Ávila.


Depois dessa breve reflexão e viagem nas escrituras.

Me pergunto e te pergunto caro leitor: Se Deus olhasse para as nossas dores e sofrimentos, e nos perguntasse: “Filho você deixa eu expor a minha glória através de suas dores?”

Qual seria a nossa resposta?


Esse texto é um convite a olharmos para nossas dores e descortinarmos o futuro que delas iram surgir, um testemunho para glória de Deus.

A nossa caminhada com Cristo envolvera terríveis dores, o ato de se despojar do velho homem ao percorrer o caminho da santidade nos gera grandes sofrimentos, no entanto tenho plena certeza que deles nasceram grandes testemunhos para edificação de nossa fé e dos nossos irmãos, pois através deles a glória do Pai será manifesta.


- Por Thalita Araújo


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Link dos vídeos citados:


 
 
 

1 commentaire


Amanda Miranda Alves
Amanda Miranda Alves
12 mars 2023

Glória a Deus ❤️

J'aime
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page